A Inspiração Das Esculturas Classicistas:
- gregorianos1d
- 15 de abr. de 2019
- 1 min de leitura

A História da Escultura remete à Idade Paleolítica, ou da Pedra Lascada, quando tem origem.
Nessa altura já são feitas estatuetas de marfim e de ossos, geralmente de figuras femininas que apresentavam formas volumosas, numa referência aos ritos de fecundação.
Na Idade Mesolítica quase não existem esculturas e, na Idade Neolítica, ou da Pedra Polida, embora elas existam em número reduzido, há um aprimoramento da técnica de lascar e polir a pedra.
A escultura e a pintura são as primeiras manifestações artísticas e, ao longo dos séculos, se relacionam com uma série de simbolismos, tal como veremos a seguir.
As esculturas egípcias eram estáticas, não apresentavam movimentos e retratavam, especialmente, o faraó. Os gregos, por sua vez, conseguiram dar a essas representações estáticas o movimento, a beleza idealizada ou perfeita, bem como proporções equilibradas.

Os gregos se inspiraram na arte egípcia até criar exclusivamente a sua própria arte, a qual foi bastante copiada - especialmente pelos romanos - em decorrência do destaque alcançado com a representação humana, que era proporcionalmente equilibrada, perfeita e idealista.
As figuras representadas não apresentavam imperfeições verdadeiras, assumindo assim, um caráter divinal ou sublime.
Aos poucos, os braços estendidos pelo corpo ganharam algum movimento ao mesmo tempo que os músculos sobressaíam das suas esculturas e outros detalhes se somavam, tal como os cabelos.
Além das figuras humanas também foram feitas figuras de animais, especialmente cavalos.

Comments